segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O dinheiro

                Uma das boas qualidades no indivíduo, é a ambição de ganhar dinheiro; desde que esta ambição se situe num plano que não venha a pessoa a fazer negócios inescrupulosos, nem prejudicar a outros.
                O dinheiro é coisa tão importante, que dá um novo incentivo ao indivíduo, despertando nele coisas boas que até então desconhecia.
                Por força dele a criatura amplia seus conhecimentos da´mais conforto à família, melhora sua aparência, sua saúde, seu nível de vida social, tornando-se enfim, mais útil a si e aos que o cercam.
               Toda essa mudança trazendo coisas tão agradáveis, dá-se graças a um fator decisivo: o dinheiro! dele dependem indivíduos e Nações. Por força dele, regimes de governo caem ou sobem, revoluções, triunfam ou são abafadas, Nações se projetam no cenário mundial ou são escravizadas.
               De posse de arma tão poderosa como  é o dinheiro, é muito fácil usá-la para o bem ou para o mal; pois, com uma alavanca tão forte nas mãos, podemos manejá-la para beneficiar ou para esmagar.
             É aí onde esta o perigo, quando não se tem uma personalidade sólida, uma farmação moral a toda prova.       Quando nos servimos do dinheiro para beneficiar, elevar alguém, ampliar os negócios, crescer enfim no bom sentido da palavra, é louvável e dignifica a criatura humana. Quando porém, o dinheiro é empregado para fins escusos, conquistas amorosas desonestas, escravização do homem pelo homem e tudo aquilo que rebaixa, que avilta, que degrada, é por todas as formas condenável. E, como tudo na vida obedece à Lei de Causa e Efeito, ou Lei de Compensação, haverá impreterivelmente o dia do resgate. Aquele que fez mau uso de arma tão poderosa, mais dia, menos dia, sofrerá dolorosas consequências por seus atos impensados.

                                                                                         Luiz Bandeira de Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário